Bernardo Sasseti ( 1970-2012) – O Último Adeus…


Faz no próximo mês um ano que estive à conversa com o Bernardo Sasseti  um pouco antes do período de aquecimento para o espectáculo de bailado que se iria desenrolar no Largo de S. Carlos pela CNB, Companhia Nacional de Bailado  ” Uma Coisa em forma de assim…” pelos  Coreógrafos : Clara Andermatt, Francisco Camacho, Benvindo Fonseca, Rui Lopes Graça, Rui Horta, Paulo Ribeiro, Olga Roriz, Madalena Victorino e Vasco Wellenkamp que estiveram todos presentes.

Recordo-me que em pouco mais que cinco minutos, enquanto ele fumava um cigarro, um pouco a queimar o tempo pelo nervosismo  de entrar em palco, me falava que tinha outra paixão – a fotografia, mas que nem sempre tinha tempo. Eu respondi-lhe que sabia dessa sua paixão e que também sofria do mesmo mal, mas que estava a tentar organizar-me. Falamos ainda mais uns minutos e assim que subiu ao palco para fazer o seu aquecimento disse-me para o fotografar à vontade. Aí percebi quem estava nervoso era eu. Não estava nada à espera que ele fosse tão directo e generoso. Confesso que fiquei um pouco desarmado, mas mesmo assim acabei por fazer algumas fotos. No final do ensaio ainda ficou por ali e perguntou-me – então que tal…estão bem, ao que lhe respondi que sim, mostrando-lhas no display da máquina. De seguida disse, fique com o meu email e mande-me as que estiverem boas. Claro, que lhe enviei também as do espectáculo. E por aí ficamos, apagou o cigarro um pouco apressado e despediu-se. Bem, agora tenho que ir para dentro. Adeus, e estendeu-me a mão, ao que  respondi um pouco a rir – “muita merda para si”. Ele deixou sair um sorriso um pouco rasgado franzindo de seguida o sobrolho, acusando a responsabilidade de se ir expor perante uma plateia de algumas milhares de pessoas, que estavam ali não só para ver a CNB, que é uma excelente Companhia de Bailado, mas também para o ouvir. E isso, ele sabia-o.

Adeus Bernardo…e obrigado

Deixe uma Resposta

