” The Show Must Go On ” – Live Shows


Durante muitos anos fui um assíduo frequentador de Jazz. O meu primeiro concerto foi em Novembro de 1973 no Dramático de Cascais, mais precisamente no ” 3º Festival de JAZZ de Cascais“, com Wolfgang Dauner, Woody Herman, Duke Ellington, Young Giants Of Jazz ( Freddie Hubbard, Joe Henderson, Roy Haynes, etc), Roland Kirk, B. B. King ,  Sarah Vaughan, Carl Shroeder (piano), John Giannelli (contrabaixo) e Jimmy Cobb (bateria)… Sei que consegui fazer algumas fotos, numas condições e  ambiente de todos até hoje o mais difícil, pelas razões que se sabem, ou seja, ficou marcado por vários percalços ( cartazes contra a Guerra Colonial, PIDE, etc…) e desde essa data ficou-me o bichinho por captar os grandes momentos de uma actuação.

No caso do Jazz, a música ao vivo tem sempre aspectos imprevisíveis, dado que se tratar de uma música onde a principal característica é o improviso. Mais à frente voltarei a este assunto.

” O espectáculo tem de continuar “

Fotografar um espectáculo ao vivo é sempre um desafio para qualquer fotógrafo, independente da sua experiência. Há sempre restrições por parte das organizações em permitir que um fotógrafo free-lancer, independente como eu, e ainda por cima não credenciado, tenha acesso a zonas mais próximas do palco e dos músicos e daí que na maioria das vezes os ângulos serem muito mais limitados para se obter uma foto capaz. Como já referi acima, desde muito cedo que faço fotografia (11.1973) e enquanto espectador, tenho assistido a imensos concertos ao vivo e tenho podido testemunhar o espectáculo dentro do espectáculo, onde dá para perceber os comportamentos e as manifestações dos diferentes públicos de cada banda e de cada área musical.

Este slideshow necessita de JavaScript.

É um verdadeiro exercício poder captar imagens dos vários intervenientes nestes shows, a começar pelo publico que vai extravasando a sua alegria e curtindo a música em sintonia com os músicos, e poder ao mesmo tempo comparar com outros públicos de outros tempos a que tive o privilégio de assistir.

Fotos dos concertos da Diana Krall ( Portimão, 2009) ;  DEOLINDA na FATACIL ( Algarve, Agosto.2011); DANÇAS OCULTAS e os  TROVANTE ( Festa do AVANTE 2011);

Fotos : J.MACHADO
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s