“Resíduos” e o Natal ( Centro Comercial )


BENS MÓVEIS SEM USO – USELESS ( Resíduos )

Resíduos – São materiais sem uso que se amontuam por todo o lado, sobretudo em armazéns fechados à espera de vez para serem fundidos, isto porque, a sociedade os considera como “objectos inúteis“, ou seja, são coisas de uma época e de um passado recente 

A industrialização obriga a que cada vez mais se desperdiçem bens móveis considerados fora de moda. É a lógica de uma sociedade de consumo, para que a máquina volte a produzir o maior números de produtos pelo menor custo. É assim que a conhecemos deste Taylor e Weber até aos dias de hoje. Nada mudou. Os objectos têm que ter uma vida muito mais curta. Ponto final.

Hoje sabemos quais os custos que estão implícitos neste processo. O ambiente  está cada vez mais afectado e a sofrer com a poluição lançada directamente para a atmosfera. É um facto, mas não se vêm melhorias significativas. E todos sabemos porquê.

Sabe-se também que por outro lado, que uma das soluções já há muitos anos proposta e com bons resultados, passa pelo reciclar e reutilizar ( regra dos 3 R). Aqui chamo a atenção muito especial para o papel dos designers, pois é cada mais urgente terem uma posição muito firme neste processo. É importante, terem uma atitude mais pedagógica e proactiva, ou seja, podem voltar a re.designar (reciclar – designar- reutilizar) as mesmas peças em vez de as mandarem para a sucata e assim voltar de novo ao  mercado.

O que fica das coisas e o que permanece do design ? Há uma memória que se vai perdendo, á medida que a velocidade da industrialização e automatização vai dispensando cada vez mais postos de trabalho e gerando mais desemprego, mais desigualdades  sociais e miséria.

A ciência avança, e ainda bem, mas sabe-se que infelizmente  estamos a caminhar a passos largos para um novo modelo de sociedade “capitalista sem regras”, onde a lei de mercado vai ser feita à custa da mão de obra dos  “escravos” dos tempos modernos.

É um paradoxo, mas aqui há trinta anos pensava-se que a industrialização gerava mais mão de obra ( postos de trabalho) , mas estamos a assistir a outra lógica totalmente oposta.

A questão é esta. Sem empregos e sem dinheiro,  quem compra  as novas tecnologias se não há  dinheiro para se adquirirem estes novos produtos. O ciclo da produção entra em ruptura. Nem a China produz nem os EUA e a Europa compram. Como fica o mundo com mais de 7 Mil Milhões de pessoas ?

Colapsa-se ou entra-se em Colapso ?

JÁ É NATAL !  CORRE AO CENTRO COMERCIAL E COMPRA A TUA FELICIDADE…

Fotos: J.Machado ( 2003/5)

Anúncios

2 thoughts on ““Resíduos” e o Natal ( Centro Comercial )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s