Reflexos : O passado e o presente – Energia eólica


“Os homens trazem dentro de si não somente a sua individualidade, mas a humanidade inteira, com todas as suas possibilidades.”  Goethe

Energias e Sinergias

Esta janela é a mostra de duas realidades bem actuais no nosso país profundo. Situada  numa pequena aldeia do  interior e isolada na serra ,  é bem visível esse contraste. Continuam a ser duas realidades bem diferentes em muito dos casos.

No reflexo do vidro da janela, podemos ver que quer a cesta quer a vasilha, hoje apenas servem como elementos decorativos, já não são usados para as suas antigas tarefas. São sinais de um passado recente, mas que estão bem presentes na memória das gentes do mundo rural.

Como todos sabemos as energias renováveis são uma alternativa às energias fósseis, e são uma forma de se diminuir o efeito de estufa. No caso português, estamos a assistir a uma re.florestação de torres eólicas em excesso por todo o país. O que a meu ver não está a deixar espaço e investimento para as outras energias, como seja o caso da solar. No presente caso da energia eólica, o processo é muito simples, basta unir sinergias :

Energia Eólica

O vento é aproveitado para pôr em movimento as pás dos aerogeradores, transformando a energia eólica em energia mecânica. Os aerogeradores possuem um gerador que transforma a energia mecânica em energia eléctrica. A energia acumulada em geradores é depois distribuída pelos consumidores, ou seja, a energia volta a entrar na rede de eléctrica e distribuída pelas populações. Aqui o preço a facturar devia ser mais baixo que a gerada pelo anterior processo. Mas, infelizmente parece que não é.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s