Quem ensinou os pássaros a voar ?


colhereiro é uma ave ciconiiforme da família Threskiornithidae.

1. Gosto de pássaros porque gostava de voar como eles. Dar asas p´ra voar.

Voar para os grandes pássaros como o colhereiro ( Platalea ajaja) é um exercício tão natural como para uma criança recém nascida começar a dar os primeiros passos,e como se sabe os pais são sempre os primeiros a estimular esses movimentos. A velha questão do ovo e da galinha, continuará a subsistir, quem nasceu primeiro? Aqui coloca-se a mesma pergunta. Quem ensinou a voar o primeiro pássaro? Foi a imaginação?

Ouve-se muito dizer que para voar é preciso “Dar asas à tua imaginação” . É verdade que sonho muitas vezes que voo durante a noite pelos céus de Lisboa. E depois acordo e fica a sensação de ter feito uma viagem longínqua e me sentir muito cansado. O desejo de voltar a voar e não conseguir, por vezes traz-me angústia e mal estar, e o facto é que nem sempre a imaginação está para aí virada. Guardo na memória cheiros da minha infância que hoje em dia volto a sentir com alguma frequência. É muito estranho. Sei que com o avançar da idade os primeiros períodos da nossa vida vão ficando mais nitídos para a memória de longo prazo. No caso do “sonho de voar”, lembro-me sempre de Saint-Exupéry, ficam as imagens dos acontecimentos desse voo, tipo diário de bordo, registado em video, só que a parte das sensações e das emoções não são visíveis. –  Afinal o que é a imaginação?

2. Gosto das Cegonhas e de ParisDe onde vêm os bebés?

Quando tinha quatro anos a minha mãe dizia-me muitas vezes que os bebés vinham de Paris penduradas nos bicos das cegonhas. E eu acreditava. Todas as mães diziam o mesmo. A partir daí fiquei a gostar imenso das cegonhas. E ainda hoje passo  horas nos arrozais da Comporta e de Alcácer do Sal a observa-las com as crias no alto dos seus ninhos improvisados feitos de pequenos troncos e outros materiais orgânicos.

Deixe uma Resposta

