O Negativo , de Ansel Adams


Ansel Easton Adams, ( N. 20.Fev.1902 –  F. 22.Abril 1984 )

Aqui fica a minha homenagem a um dos grandes fotógrafos do Século XX. Ansel Adams como é mais conhecido, ficou para a História da Fotografia como um dos pioneiros da Fotografia de Natureza.

Através do seu portfolio podemos testemunhar a evolução técnica e o rigor na procura de um  maior leque de cinzentos possíveis.

O ano de 1932 foi  muito importante para ele e para a história da fotografia. Porque foi um ponto de partida para a procura de uma fotografia enquanto arte pura.

Um pequeno grupo de fotógrafos funda o Grupo f/64. Juntamente com Ansel Adams, participaram da fundação: Edward WestonWillard Van DykeImogen Cunningham, e outros para promoverem uma “fotografia reta“.

Enfatizavam uma fotografia pura, imagens nítidas, máxima profundidade de campo, papéis fotográficos com baixo brilho, concentrando-se unicamente nas qualidades do processo fotográfico. A concepção de fotografia do f/64 influenciou muito a carreira de Ansel Adams no seu entendimento da técnica fotográfica.

Mas devemos lembrar que a câmera é apenas uma parte do processo fotográfico que Adams dividiu e detalhou com rigor na sua série de três livros: A CâmeraO NegativoCópia. Nesta série de livros, Adams mostrou o seu rigor técnico na produção fotográfica. Processo esse que começa com a escolha da máquina correta, com seus ajustes precisos em função daquilo que o fotográfico visualizou, aprender a operar o equipamento de forma que ele reproduza no negativo aquilo que o fotógrafo apreendeu na visualização, não necessariamente uma representação fiel da realidade.

In Glacier National Park (1942)

The Tetons and the Snake River (1942)

Adams foi e para muitos ainda é criticado por  possuir um olhar “duro”, “ríspido”, uma sensibilidade deturpada pela ânsia da perfeição. Mas isso não tira o seu mérito enquanto grande fotógrafo do século XX, ele conseguiu definir para si um estilo muito claro e preocupou-se em ensinar e transmitir grande parte dos procedimentos que aprendeu ou descobriu. Adams deve ser considerado um exemplo de dedicação.

Fonte : wikipedia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s