Imagens do In.Consciente


Imagens do In. consciente “, é um projecto antigo cuja recolha é feita quase diariamente desde já há algum tempo, e que me leva a  tomar consciência do meu sub.consciente e a mergulhar mais  profundamente no  inconsciente (  C.Gustv Jung), obrigando a trazer á superfície algumas das obsessões através do meu/nosso imaginário colectivo. Para mim, o inconciente é como um Iceberg, que só se vê o que está à superfície, o resto tem que se ir mergulhando ou esperar pelo degelo, o que já não falta muito tempo

Procuro captar e trabalhar as imagens no seu estado bruto através do suporte e do meio  como a TV ,  videos/filmes, reportagens e documentários televisivos . Esta projecção decorre sob a musica de fundo da autoria de John Cage # Dream ( 1948 ) 

Liberdade Consciente ou Inconsciente 

Aquilo que «actua» sobre mim só actua porque eu o escolhi como actuante. Não é porque alguém me ofenda que eu reajo violentamente, mas sim porque escolho tal ofensa como «móbil» da minha reacção. Tal escolha, porém, de um móbil, posso não reconhecê-la senão depois de se manifestar. Assim são normalmente os meus actos que me esclarecem sobre o que realmente sou, sobre aquilo que realmente escolhi, sobre a minha liberdade.
Mas isso não significa que eu seja «inconsciente», já que, segundo Sartre, o homem é consciência de ponta a ponta, em todos os seus aspectos. Simplesmente, há consciência posicional, reflectida, e consciência não-posicional, não reflectida. A minha liberdade é de facto consciente, mas só os meus actos claramente ma revelam. Em qualquer situação portanto, eu «sou consciência de liberdade». Assim a minha liberdade é o estofo do meu ser.

Vergílio Ferreira, in ‘O Existencialismo é um Humanismo (Préfacio)’

Como já referi, todas as imagens são fruto de uma  pesquisa quase diária e da impressão de causalidade que desperta em mim  a intenção de as enquadrar de forma representativa através dos registos que acabam por voltar a um novo suporte ( monitor, IPAD, etc…) .

Este slideshow necessita de JavaScript.

Desses fragmentos, pude registar aqui um conjunto de imagens interligadas entre si, fruto de uma noite de observação aleatória , como seja o caso de uma sessão do Vídeo ” Swan Lake… ” e na TVCabo os  “Encontros da Imagem 2011″, que  ainda se estão a realizar até dia 30 de Outubro ,no Mosteiro de Tibães em Braga, e que este ano é sobretudo dedicado ao documentário fotográfico. (…) A propósito desse Encontro, alguém referiu que …a Fotografia portuguesa está no caminho certo. Isto para mim foi um dos convidados estrangeiros, como não podia deixar de ser. Fica sempre bem. Por outro lado,  também gostaria de saber se na Arte há um caminho certo, ou já há algum caminho traçado. É caso para perguntar – quem o traçou?

O meu método de trabalho  é simples,  acho que não interessa para aqui, mas enfim, ou seja, todos os dias vou vendo nos media e sobretudo na TV e Internet os assuntos que mais me interessam e vou registando ou recortando para a minha memória, através de “corte e costura”, tal como a Artista Plástica Ana Vidigal (http://anavidigal.blogspot.com/)  costuma utilizar na execução das suas obras, que eu muito admiro. Claro que estou a brincar. Nas minhas peças/imagens só utilizo a minha velhinha 20D e depois é que vou trabalhando imagem a imagem. Nalguns casos faço fotos de fotos reais e virtuais, mostrando uma nova perspectiva da  imagem original, que até aí não existia e para o novo contexto passa a ter outra leitura, o que acaba por ganhar uma nova transformação e dimensão estética. No presente caso é visível a olho nu os pixeis do televisor (suporte), muito embora a imagem esteja digitalisada em DVD.  Nas ultimas imagens pode-se ver que se trata de uma mostra de uma Exposição que o artista Jason Taylor criou um recife e montou uma série de esculturas debaixo de água em Cancun no México.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s